Unicórnio é usado como uma gíria comum na comunidade LGBTQ para se referir ao indivíduo de gênero não-binário, ou seja, que não se identifica como homem, mulher ou transexual. Assim, quando alguém não quer se definir como parte de um gênero específico, costuma dizer que é um unicórnio.
Além disso, a palavra unicórnio também se popularizou na internet como uma espécie de estilo de vida, onde os seguidores da chamada "moda unicórnio" usam de elementos estéticos que lembram o ser mitológico.
"Unicornização" nas redes sociais
A "unicornização" começou a se popularizar em 2011 com o crescimento do chamado movimento Seapunk no Tumblr.
Os usuários dessa rede de blogs começaram a compartilhar imagens com temáticas de criaturas marinhas e mitológicas, como golfinhos e sereias. Logo a imagem do unicórnio também passou a estar associada a este movimento.
Várias celebridades da cultura pop adotaram o visual "mágico" do unicórnio, ajudando a popularizar e massificar o estilo.
A moda dos unicórnios saiu do ambiente online e se consolidou em diferentes tipos de mercados, como o têxtil, estético (maquiagens), decoração de ambientes, etc.
Símbolo LGBTQ+
O unicórnio também é tido como um símbolo na cultura LGBTQ+, principalmente pelo fato dessa criatura ser descrita como assexuada. Essa particularidade cria uma ligação entre o unicórnio e os indivíduos de gênero não-binário.
Assim, começou um movimento na internet intitulado "Sou um Unicórnio" para apoiar intergêneros (genderqueer) e bissexuais, principalmente.
Unicórnio no Poliamor
Unicórnio ainda é uma gíria usada entre os praticantes do poliamor, que consiste em um tipo de relacionamento poligâmico.
Neste caso, o unicórnio é o indivíduo (geralmente uma mulher) bissexual que se relaciona com um casal previamente estabelecido. Esse "terceiro elemento" não possui qualquer tido de convívio social com o casal, se limitando apenas às atividades íntimas.
Empresa unicórnio: gíria das startups
No ramo dos negócios, a palavra unicórnio também serve como uma gíria. No entanto, nesse contexto é usada para representar as pequenas empresas (startups) que conseguem ser avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, antes de ter o seu mercado aberto na bolsa de valores.
A lenda do unicórnio
Mitologicamente, os unicórnios são descritos como criaturas raras e dotadas de habilidades especiais. As histórias contam que o chifre, as lágrimas e o sangue do unicórnio tem propriedades mágicas, como um elixir da vida eterna, por exemplo.
Simbolicamente, os unicórnios são considerados seres puros. Por isso, costumam estar relacionados com a virgindade, castidade, força, bondade e pureza.
Ninguém sabe ao certo como a lenda do unicórnio começou, mas acredita-se que tenha se originado a partir de um animal pré-histórico que já foi extinto: o Elasmoterio.
Veja também: