Um jogo que marcou a infância de muitos brasileiros, o Ludo ganhou popularidade por todo o mundo. Ele é jogado com dois a quatro jogadores, e ganha aquele que percorrer todo o tabuleiro com cada um dos seus quatro peões até levar todos à Casa Central antes dos demais oponentes.
Embora já existam versões com diferentes configurações, o tabuleiro de Ludo segue sempre um mesmo padrão. Nas pontas, há quatro "bases" ou "áreas iniciais", onde os quatro peões ou peças de cada jogador estarão no início do jogo. Essas bases são da mesma cor que os peões escolhidos por cada participante.
Para tirar um peão da área inicial, cada participante deve tirar 1 ou 6 em sua vez de jogar o dado. O peão (apenas um por vez) que saiu deve ser colocado na primeira casa fora da área inicial, sem andar casas adicionais. Se tirar um número diferente de 1 e 6, o jogador passa a vez para o próximo participante. Caso tenha tirado um 6, o jogador poderá jogar o dado mais uma vez e andar o número de casas indicadas.
Para andar pelo tabuleiro, caso já tenha peões fora da área inicial, jogue o dado para e ande o número de casas indicado. Os peões devem andar, em geral, no sentido horário, mas alguns fabricantes de brinquedos e jogos já trazem versões em que o jogo decorre no sentido anti-horário. O mais importante é que os peões não devem andar para trás, apenas para a frente no sentido estipulado.
Caso tire um 6, o jogador pode jogar novamente (e decidir se usará aquele primeiro 6 para tirar outro peão da área inicial ou para andar 6 casas).
Para ganhar o jogo, os participantes precisam chegar à Casa Central ou Final, o ponto final do jogo, formado por quatro casas finais também das cores dos peões ou peças.
Quando os jogadores tiram 1 ou 6 e decidem tirar um peão da área inicial, o peão fica na primeira casa da sua cor. Para chegar à Casa Final, cada peão precisa dar a volta completa no tabuleiro até voltar a esta casa da cor do peão e, só então, percorrer o caminho da cor até a Casa Final.
Mas atenção! Quando o jogador já estiver no caminho da cor de seus peões, ele só pode se mover caso o número no dado seja menor ou igual ao número de casas até a Casa Final. Caso o número no dado seja maior, o peão não se move.
Exemplo de caminho no Ludo
A partir da imagem abaixo, imagine que você é o jogador vermelho. Se você tirou um 1, você pega um peão da sua área inicial e o coloca ali na primeira casinha vermelha. Caso tenha tirado 6, fará o mesmo, mas poderá jogar o dado novamente para já andar com o peão.
A cada novo número tirado no dado, ande o equivalente em casas pelo caminho branco (pegando o tabuleiro da imagem como exemplo) até que complete a volta no tabuleiro. Quando alcançar novamente a primeira casa vermelha, deve andar agora o caminho vermelho até chegar à Casa Final.
Ganha o primeiro que colocar todos os seus peões na Casa Final de sua cor. Lembrando que, no caminho para a Casa Final, o peão só pode se mover se tirar um número menor ou igual ao número de casas restantes para chegar à Casa Final.
Os jogadores podem ter quantos peões quiserem andando pelo tabuleiro, escolhendo com qual andar a cada jogada do dado. Mas atenção! Há uma regra extra que deixa o jogo mais interessante. Dois peões de cores diferentes não podem ocupar a mesma casa.
Caso seu peão chegue a uma casa ocupada pelo peão de um oponente, seu peão fica naquela casa e o peão do oponente retorna para a estaca zero, a área inicial dele. Ou seja, há como prejudicar os oponentes para tentar ganhar.
Por este motivo, além de contar com a sorte de tirar bons números no dado, você pode traçar uma estratégia ao jogar Ludo. Ao mesmo tempo que avança com seus peões, pode perceber as oportunidades para "atrapalhar" os oponentes enviando seus eões de volta à área inicial.
E aí, prontos para jogar?!
VOCÊ PODE QUERER CONFERIR ISSO TAMBÉM: