Um dos jogos de cartas mais famosos pelo Brasil, Buraco pode parecer um pouco complicado a princípio. Mas vamos explicar a formação da mesa, a contagem de pontos e as regras passo a passo e com imagens, para você não ficar com mais nenhuma dúvida sobre como jogar Buraco.
Composição do jogo Buraco
Número de cartas em jogo
O Buraco usa dois baralhos de 52 cartas, num total de 104 cartas na mesa.
Jogadores
Buraco pode ser jogado com dois jogadores ou duas duplas oponentes (cada integrante da dupla deve se sentar em lados opostos da mesa).
Número de cartas para cada jogador
11 (mesmo quando jogado em duplas, cada jogador recebe 11 cartas).
Objetivo do jogo
Fazer o maior número de pontos no final da partida, com a pontuação sendo calculada a partir das combinações de cartas que os jogadores baixam para a mesa, conforme vamos detalhar mais à frente.
Organização da mesa de Buraco
Para explicarmos como organizar a mesa inicial para jogar Buraco, precisamos esclarecer alguns termos usados no jogo.
Monte Principal
Das 104 cartas do jogo, 11 são distribuídas para cada jogador e outras 22 devem formar dois montes de cartas que serão o Morto (explicamos logo abaixo). As demais cartas devem formar o Monte Principal, que ficará no centro da mesa virado para baixo. Os jogadores podem comprar cartas do Monte Principal no decorrer do jogo.
Morto
Composto por dois montes, de 11 cartas cada, que fica ao lado do Monte Principal na mesa, também virados para baixo. Só pode pegar um Morto (11 cartas) o primeiro jogador que acabar/baixar todas as cartas que tinha em mãos.
No caso de a partida ter apenas dois jogadores, cada um deles poderá comprar 1 morto (11 cartas) por jogo. Caso quatro participantes estejam jogando em duplas, apenas um integrante de cada dupla poderá comprar um morto por partida. Explicaremos as jogadas mais abaixo.
Caso as cartas do Monte Principal acabem, o Morto passará a ser usado como Monte.
Lixo
Local onde os jogadores descartam suas cartas no decorrer do jogo. Ficam viradas para cima, do outro lado do Monte Principal.
Visão geral da mesa
Combinações/Jogos que podem ser feitos
Para ganhar pontos, cada jogar deve tentar fazer jogos, ou seja, combinações de cartas que podem ser baixadas na mesa e cujos pontos serão computados ao final da partida.
As combinações devem ser:
- Em sequência: de A a K (podendo ser finalizada com outro A)
- Do mesmo naipe
- Compostas por três ou mais cartas
Os jogadores podem usar ainda um Curinga para completar suas combinações. No jogo Buraco, as cartas de número 2 representam o Curinga. Contudo, caso ela esteja posicionada entre o A e o 3 na sequência, será considerada apenas uma carta comum.
Para além das combinações de 3, 4, 5 e 6 cartas, há combinações específicas que podem ser feitas, as chamadas Canastras.
Canastra limpa
Combinação de 7 cartas sem o uso de um curinga.
Canastra suja
Combinação de 7 cartas com o uso de um curinga (2). No decorrer do jogo, caso o jogador compre a carta que o curinga estava substituindo, ele pode trocá-la no jogo e deixar a canastra limpa.
Meia Canastra real (ou canastra de Quinhentos)
Combinação de 13 cartas sem um dos Ases das pontas, ou seja, ou de A a K, ou de 2 a A.
Canastra real
Combinação de 14 cartas com toda a sequência de um mesmo naipe, de A a A.
Como jogar Buraco
Fluxo do jogo
Com todas essas informações em mente (ou com este artigo aberto enquanto joga), vamos ao passo a passo do jogo em si. Cartas distribuídas e mesa organizada, o primeiro jogador dá início à partida com os seguintes movimentos:
- Comprar uma carta do Monte Principal
- Formar jogos / fazer combinações em sua mão (e se desejar, baixá-las à mesa)
- Escolher uma carta de sua mão para descartar (será a primeira carta do lixo)
Os jogadores seguintes farão movimentos similares, mas agora podem também escolher a carta que pegam da mesa entre o Monte Principal e o lixo. Mas atenção, caso escolha comprar uma carta do Lixo, o jogador precisará comprar todas que estão no Lixo. Ou seja, seus movimentos são:
- Comprar uma carta do Monte Principal ou do Lixo (caso opte pelo Lixo, deverá comprar todas as cartas do bloco)
- Formar jogos / fazer combinações em sua mão (e se desejar, baixá-las à mesa)
- Escolher uma carta de sua mão para descartar (Lixo)
Quando um jogador ficar sem cartas na mão
Quando um dos jogadores ficar sem cartas em mãos, ele deve comprar um dos Mortos disponíveis. Lembrando que, caso a partida seja em duplas, apenas um integrante de cada dupla pode comprar um Morto.
Quando o jogo acaba e quando há Batida
Caso um jogador que já tenha comprado um Morto (ou cujo parceiro já tenha comprado um Morto) ficar sem cartas em mãos, ele pode bater. Mas atenção: ele só pode bater se, entre as combinações que baixou, ele tiver uma canastra limpa (sem curinga). Caso ainda não tenha, deve seguir pegando novas cartas do Monte Principal ou do Lixo até conseguir formar uma para bater (ou até que outro jogador faça a batida).
Caso nenhum jogador consiga bater, mas as cartas do monte Principal acabem, o jogo deve ser finalizado. O vencedor ou dupla vencedora será determinado pela contagem de pontos.
Como fazer a contagem de pontos
A contagem de pontos será feita a partir da soma dos jogos feitos e da dedução de pontos por cartas que os jogadores não conseguiram descartar, caso não tenham conseguido bater e caso não tenham comprado o Morto. Primeiro faça a soma de pontos, depois a dedução.
Soma de pontos
Canastra Real | 1000 pontos |
Meia Canastra Real | 500 pontos |
Canastra Limpa | 200 pontos |
Canastra Suja | 100 pontos |
Batida | 100 pontos |
As | 15 pontos |
Curinga | 10 pontos |
Do Rei à carta 8 | 10 pontos cada carta |
Do 7 à carta 3 | 5 pontos cada carta |
Dedução de pontos
Não pegar o Morto até o final do jogo | -100 pontos |
As em mãos | - 15 pontos |
Curinga em mãos | -10 pontos |
Do Rei à carta 8 em mãos | - 10 pontos cada carta |
Do 7 à carta 3 em mãos | - 5 pontos cada carta |
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