As 20 melhores brincadeiras divertidas para fazer família


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

As brincadeiras em família são ideais para reunir todo mundo e gerar boas gargalhadas. Seja em casa, na praia, um parque ou em qualquer lugar, o importante é brincar e se divertir com os jogos que listamos a seguir. Confira 20 sugestões de brincadeiras divertidas para toa a família!

1. Quente ou frio

Clássico da infância de muitos, esta brincadeira consiste em esconder um ou mais objetos geralmente em um ambiente, como a sala de casa. Pode ser algum brinquedo, canetinhas, bolas, mas geralmente são objetos menores.

Quando os objetos já estão escondidos, o mediador da brincadeira determina que comece a busca. Conforme os participantes procuram os objetos, o mediador vai dizendo quem está quente (perto) ou frio (longe). E há sempre variações como "morno", "muito quente", "congelando". Uma brincadeira divertida que pode envolver toda a família.

2. Corrida do algodão

Similar à corrida do ovo, mas com elementos menos quebráveis. Para brincar desse jogo, precisamos de quatro tigelas médias, bolinhas de algodão e duas colheres. Em uma ponta da sala, coloque duas tigelas com a mesma quantidade de bolinhas de algodão. Na outra ponta da sala, e linha reta, deixe as outras duas tigelas vazias.

Quando o mediador autorizar, os participantes devem colocar um bolinha de algodão na colher e levar até a tigela do outro lado da sala, volta e pegar outra. Quem conseguir finalizar a transferências de todas as bolinhas primeiro vence.

3. Cinema em casa

brincadeiras divertidas

Aqui a ideia é realmente fazer a família se sentir em um cinema. E envolver todo mundo na preparação pode deixar tudo ainda mais divertido. Enquanto as crianças podem desenhar os cartazes dos filmes e os bilhetes de entradas, os adultos podem preparar a banquinha de lanches, com guloseimas e pipocas para escolher antes da sessão.

Deixe a sala bem escura e coloque números de papéis no sofá para simular as cadeiras. Procure copos com tampa e canudo, tanto para proteger seu sofá quanto para simular as bebidas do cinema. Você pode até procurar a abertura de aviso do cinema ao qual a família está habituada a ir, para simular mesmo a sensação de estar lá.

4. Quem sou eu?

Já existem alguns jogos do gênero prontos. Caso você não os tenha, porém, é possível a família inteira participar na preparação da brincadeira. Com papel e caneta na mão, escolham um tema, como "animais" ou "comida", e faça o desenho de algo um exemplo disso. Não deixe os outros verem.

Quando terminarem os desenhos, sentem em roda e passem o desenho para a pessoa do lado, que não deve olhar ainda. Agora um por vez, e sem olhar o desenho, os participantes seguram o desenho na testa, para que os demais possam ver.

A partir daí, a pessoa da vez faz perguntas para tentar adivinhar quem é. Ex.: Tenho penas? Sei voar? Sou grande? Sou carnívoro? Coloco ovos? Os demais participantes respondem até que o outro adivinhe quem é.

5. Jogo dos 7 erros real

Mais uma brincadeira divertida para a família toda. Funciona da seguinte forma: um mediador pede que os participantes observem um ambiente da casa, a sala por exemplo. Observem com cuidado cada objeto, onde estão, tudo. Após o tempo de observação, os participantes vão para outro ambiente enquanto o mediador muda 7 coisas na sala.

Seja criativo e aposte tanto nas coisas divertidas quanto nas difíceis. Coloque o vaso de planta grande em cima da mesa, mas também mude a posição das almofadas no sofá. deixe os controles remotos de cabeça para baixo, dobre o tapete, mexa na cortina, tudo que vier à mente. Quando os participantes retornarem, quem achar mais "erros" ganha.

6. Desenho maluco com post-it

Reúna a família na sala e proponha que façam um desenho junto. Contudo, cada um vai desenhar uma parte e ninguém pode vera parte do outro antes do final. Por exemplo: o desenho escolhido é uma menina. Alguém desenha sua cabeça, outra pessoa desenha do pescoço até a cintura, e alguém desenha da cintura para baixo e uma última pessoa faz os sapatos.

Quando finalizarem, reúnam os desenhos e montem a figura. Para ficar mais divertido, capriche nos detalhes. Roupa esportiva, colorida, sapatos engraçados, algo que garanta que o desenho ficará um tanto quanto peculiar e divertido.

7. Uma música com a palavra…

Mulher canta com homem ao lado observando

Essa brincadeira é fácil, divertida e requer pensamento rápido e boa memória. Nela, alguém deve assumir o papel de líder e pensar em palavras, de preferência não muito óbvias, para que os demais participantes se lembrem de músicas com elas.

Por exemplo, se escolher a palavra “amor”, os jogadores deverão se lembrar de canções que contenham o termo. Depois que a primeira pessoa cantar, o time seguinte terá até 5 segundos para pensar em algum título.

Cada rodada termina quando ninguém mais conseguir se lembrar de músicas dentro do tempo estipulado. Ganha a equipe ou jogador que se recordar de mais músicas.

8. Tem gosto de quê?

Essa brincadeira é ideal para saber quem da família tem o paladar aguçado! Para iniciar, o grupo deve ser dividido em duas ou mais equipes.

Usando alimentos disponíveis em casa, os times deverão escolher sabores que proporcionem sensações diferentes, como doce, salgado, amargo ou azedo. Para ficar menos óbvio, podem misturar ingredientes, criando gostos inusitados.

Sempre de olhos vendados ou bem fechados, uma pessoa da equipe deverá experimentar a mistura feita. Cada integrante que acertar, ganha um ponto para seu grupo. Vence aquele adivinhar mais!

9. A múmia!

Menino maior enrola menino menor com papel higiênico

Para essa brincadeira, você só precisará de rolos de papel higiênico, um mínimo de 4 pessoas e muita agilidade. Separe a família em dois grupos. Se houver crianças pequenas, é interessante que elas sejam assistidas por adultos.

Uma pessoa deverá ser enrolada com papel higiênico pelas outras da equipe, enquanto o tempo é cronometrado. Ganha o time que terminar a sua múmia mais rápido.

10. Ovo na colher

Ótima testar a coordenação dos participantes, para essa brincadeira, vocês precisarão apenas de colheres e ovos. O jogo pode ser feito de duas formas:

  • Nível fácil: colocar o ovo na colher e carregar na mão até o ponto de chegada.
  • Nível difícil: colocar o ovo na colher e carregar na boca até o ponto de chegada.

Divida o grupo em duas equipes e dê uma colher com um ovo para cada um. Quando o primeiro da equipe alcançar a linha de chegada, o segundo deverá seguir o mesmo percurso. Quando o segundo chegar, será a vez do terceiro e, assim, sucessivamente.

Se o ovo cair, a pessoa precisará voltar ao início, colocar um novo ovo e começar novamente. Ganha o time que terminar primeiro.

Dica: se quiser brincar dentro de casa e minimizar a sujeira, use ovos cozidos com casca.

11. Caça ao tesouro

Crianças dentro de casa brincando de caça ao tesouro. Menina lê bilhete enquanto menino busca por objeto.

Uma pessoa da família será a responsável por esconder um ou mais objetos pela casa e os demais devem procurá-lo. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, poderão ser elaboradas e espalhadas pistas pelo percurso.

As dicas servem para ajudar, mas colocar algumas que confundam os participantes também pode ser engraçado. Ganha quem encontrar o "tesouro" primeiro ou quem achar mais itens, dependendo de como o jogo for organizado.

12. Adivinhe o desenho

Menina desenha sobre a mesa enquanto menino ao lado olha com curiosidade

Você precisará de papel, lápis ou caneta e muita imaginação! Divida os membros da família em duas equipes. A cada rodada, os participantes de um time escolherão uma pessoa do outro grupo para desenhar.

O objeto a ser desenhado também deverá ser determinado pela equipe adversária. O escolhido terá 30 segundos para rabiscar o que lhe foi dito, enquanto a sua turma tentará adivinhar. Se acertarem, o ponto vai para eles. Se errarem, quem marca é a equipe adversária.

A cada rodada, um grupo diferente deverá desenhar. Ao final do jogo, ganha o time que tiver somado o maior número de pontos.

13. Boliche de copos

boliche de copos

Para essa brincadeira, você precisará de copos plásticos, bolinha de pingue-pongue e boa mira. Primeiro, empilhe os copos em formato de uma pirâmide, como na imagem acima. Depois, posicione os participantes a uma distância de 2 a 3 metros.

Um participante por vez, jogará a bola para tentar derrubar o maior número de copos. A equipe que conseguir desmoronar a pirâmide inteira, em menos tentativas, será a vencedora!

14. Telefone sem fio

Menina com unhas pintadas de vermelho fala no ouvido de menino, que ri

O telefone sem fio é um clássico que nunca sai de moda. Os participantes devem sentar em círculo ou um ao lado do outro. Uma pessoa será escolhida para começar e deverá pensar em uma frase que não seja simples demais.

Então, precisará dizê-la no ouvido de quem está à sua direita, sem que os outros escutem. Em seguida, essa pessoa terá que repetir o que ouviu para quem está à sua direita. O processo deve ser feito novamente até que todos tenham ouvido a frase.

A última pessoa dirá em voz alta o que escutou. Dificilmente será a frase dita pelo primeiro participante, que deverá revelá-la em seguida. Aqui, o objetivo não é ter um vencedor, apenas dar boas gargalhadas!

15. Mímica

Com a família reunida, escolham um tema. Pode ser animais, filmes, desenho animado ou qualquer outro da preferência do grupo.

Depois, dividam as pessoas em equipes. Se escolherem o tema "animais", por exemplo, um dos times dirá um animal para que uma pessoa da equipe contrária imite. Os colegas de grupo terão 1 minuto para acertar.

Terminado o tempo, será a vez do outro time. Ganha a equipe que adivinhar o maior número de mímicas!

16. Dança da cadeira

dança da cadeira

Separe cadeiras em um número menor do que a quantidade de participantes (exemplo: 5 pessoas e 4 cadeiras) e algo que possa tocar música. Coloque-as em círculos, com o assento virado para fora, como mostra a imagem.

Uma pessoa será responsável por comandar a brincadeira, iniciando e pausando a música. Quando o som começar, todos devem dançar andando em volta das cadeiras. Quando a música parar, deverão ser rápidos para sentar.

Aquele não conseguir um lugar, fica de fora. A cada rodada, uma cadeira deverá ser retirada, para haver sempre uma quantidade inferior ao número de participantes.

Ganha quem, na última rodada, sentar na única cadeira disponível!

17. Acerte o alvo

Balões cheio de água dentro de balde branco cercado de pés descalços de crianças

Uma ótima brincadeira para jogar ao ar livre com a família! Divida as pessoas em duas ou mais equipes e coloque baldes a uma distância de 2 a 3 metros (ou menos, caso tenham crianças pequenas).

Cada equipe receberá a mesma quantidade de balões cheios de água e, respeitando a distância, deverão tentar acertá-los nos baldes. Ganha o time que atingir o maior número de bexigas.

18. Qual é o objeto?

Fácil de jogar, para essa brincadeira é preciso apenas um pano para vendar os olhos e objetos que tem em casa. Divida os participantes em equipes. Cada uma deverá escolher os itens que a outra terá que adivinhar.

Uma pessoa vendada terá 30 segundos para acertar o que está segurando. Se quiser aumentar o nível de dificuldade, podem optar por usar luvas de cozinha ou simplesmente sentir os objetos com os pés.

Dê preferência a itens com formatos menos óbvios, com texturas gosmentas ou molhadas, para tornar a brincadeira ainda mais divertida. A cada rodada, o jogador deverá ser trocado. Ganha a equipe que descobrir o maior número.

19. Cabo de guerra

cabo de guerra

Mais um clássico da infância, o cabo de guerra é ideal para brincar ao ar livre e testar o espírito de equipe. Para jogar, precisarão apenas de uma corda.

Divida os membros da família em dois grupos. Estique a corda e, na metade, faça uma marcação no chão. As equipes precisam se enfileirar, um atrás do outro, como na imagem.

Cada equipe deverá puxar a corda para fazer com que as pessoas da outra equipe ultrapassem a marcação no chão. Ganha quem conseguir atravessar o grupo adversário inteiro primeiro.

20. Fale uma palavra e passe a bola

Coloque a família em um círculo e tenha em mãos uma bola que não seja muito pesada. Um participante escolhido pelo grupo pegará a bola, escolherá um tema e uma letra.

Em seguida, ele falará uma palavra que comece com a letra e no tema definidos. Depois, passará a bola para que outra pessoa fale.

Se for escolhido "frutas que iniciam com a letra M", terá que falar uma fruta que se enquadre (maçã, por exemplo) e passar a bola. O jogador seguinte terá 10 segundos para pensar em outra, como morango.

O processo deverá ser repetido até que alguém não saiba o que responder. Quem errar, sairá do jogo e outra pessoa será escolhida para iniciar a rodada seguinte. Ganha o último a deixar a roda.

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. No tempo livre, gosta de descobrir memes, ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca, atualmente vive em Portugal, país que adotou.