O Natal é uma das datas comemorativas em que nos reunimos com diversas pessoas, sejam amigos, família ou colegas de trabalho. Para divertir festa, listamos as melhores brincadeiras e dinâmicas - que vão além do amigo secreto - para fazer na confraternização de fim de ano.
1. Amigo-ladrão
Todos os participantes precisam comprar um presente unissex, dentro do valor estabelecido, e embrulhar. Na noite de Natal, as lembranças devem ser colocadas no mesmo lugar. Antes de começar, sorteie a ordem em que cada um irá participar.
O primeiro pode tirar um presente da pilha. Em seguida, é a vez do segundo escolher se irá tirar o presente da pilha ou ficar com aquele escolhido pelo primeiro. Depois, será a vez do terceiro pegar a prenda da pilha ou trocar por aquela aberta pelos anteriores.
A brincadeira segue até todos terem uma lembrança em mãos. Além disso, é bom estipular um número máximo de vezes que cada item poderá ser roubado.
2. Presente Secreto (ou Presente em Camadas)
A dinâmica do jogo lembra o da Batata Quente Natalina, mas tem suas próprias regras. Tudo o que você precisa é de um presente embalado em várias camadas de embrulho, caixas e/ou de papel de presente. Quanto mais, melhor. O ideal é que só quem embrulhou saiba o que é a lembrança.
Depois, os participantes devem sentar em roda, enquanto alguém fica de fora, sendo o responsável por tocar e pausar uma música. O pacote deve passar de uma pessoa para outra enquanto a música estiver tocando. Quando parar, quem ficou com o presente em mãos deve remover a primeira cama de embrulho.
A brincadeira continua até que todas sejam removidas e a última pessoa a tirar o embrulho, ganha o presente.
3. Quem sou eu?
Nessa brincadeira, os participantes devem sentar em roda, receber um pedaço de papel, uma caneta e escrever o nome de algo que tenha a ver com o Natal. Pode ser rena, Grinch, boneco de neve, árvore, Papai Noel, Mamãe Noel, duende, estrela, etc.
Com uma fita adesiva, cole o papel na testa da pessoa ao lado, sem que ela veja o que está escrito. Quando todos estiverem com um personagem na testa, a brincadeira começa.
Seguindo a ordem da roda, os jogadores precisam fazer perguntas que só podem ser respondidas com “Sim” ou “Não” para tentar descobrir quem são. Por exemplo: “sou humano?”, “uso vermelho?”, “sou mulher?”, etc. Quando pensar que sabe quem é, dê o seu chute.
4. Abrir o presente com luva
Nessa brincadeira, que rende muitas risadas, é preciso de um presente muito bem embrulhado, um par de luvas de cozinha e dois dados. Todos os participantes devem ficar em volta de uma mesa e lançar os dados. Quem tirar o número maior, começa o jogo.
Vestindo as luvas, precisa tentar desfazer o embrulho. Enquanto isso, a pessoa ao seu lado deve jogar os dados, com o objetivo de tirar números iguais. Quando isso acontecer, será a sua vez de tentar abrir o presente com as luvas.
Consequentemente, o jogador ao lado dessa pessoa tentará tirar números iguais para poder brincar. E, assim seguirá, até alguém conseguir revelar o que há no pacote. Esse participante será o vencedor e ganhará o presente como prêmio.
5. Caça ao tesouro
Essa deve chamar mais a atenção das crianças, mas todos podem participar. Escolha um lugar da casa para esconder os presentes e, depois, crie algumas pistas sobre a localização.
Os participantes devem seguir as dicas para chegar aonde os presentes estarão escondidos. Vale incluir algumas pistas falsas para despistar a galera e tornar a brincadeira ainda mais divertida.
6. Inimigo Oculto
O jogo tem a mesma dinâmica do Amigo Secreto e costuma ser feita entre amigos. Mas, em vez de presentes bons, a ideia é brincar e presentear o escolhido com uma lembrança engraçada ou sem utilidade (pelo menos, para a pessoa).
Faça o sorteio dos nomes dias antes e reúna todos na noite de Natal. Quem entrega, deve citar características divertidas do presenteado para que os demais tentem adivinhar.
7. Duas verdades e uma mentira
Os participantes devem ficar em círculo ou de modo que todos consigam se ver perfeitamente. Escolha um sentido para iniciar a brincadeira. Uma das pessoas deve contar três histórias, das quais duas aconteceram com ela e uma não.
Cabe ao restante do grupo descobrir qual delas é a mentira. Por ser no Natal, vale falar sobre algo relacionado à data ou inventar um acontecimento que poderia ter ocorrido nesse período.
8. Árvore de copos
Divida os convidados em duas equipes e dê, a cada uma delas, uma pilha grande de copos. No chão ou sobre uma mesa, os times deverão montar uma árvore empilhando os copos. O grupo que conseguir terminar primeiro, vence.
Antes de começar a brincadeira, deverá ser definida a quantidade de copos a ser usada na base da árvore.
9. Árvore de Natal Humana
Divida os participantes em grupos de até cinco pessoas. Uma delas deverá ser a árvore de Natal humana e os demais têm a missão de decorá-la. Para isso, é necessário deixar à disposição dos grupos uma boa quantidade de enfeites natalinos.
Ao final do tempo estipulado, os juízes (que não fazem parte de nenhum dos grupos) elegem a melhor árvore de Natal humana.
10. Bexiga premiada
A ideia da brincadeira é deixar que os presentes dos convidados sejam "escolhidos" por bexigas. Corte pedaços de papel e, em cada um deles, escreva um nome. Coloque dentro da bexiga e encha em seguida.
Os participantes devem comprar lembranças que possam ser aproveitadas por todos e embrulhá-las. Um por um, precisam escolher uma bexiga, estourar e ler o nome no papel. Quem for citado, escolhe uma das embalagens de presente. O último sorteado, fica com aquele que sobrar.
Antes do Natal, os convidados devem estipular um valor máximo para as lembranças que serão dadas na festa.
11. Corrida de embrulho
Você é bom em embrulhar presentes? Então, esse jogo é a sua oportunidade de mostrar seu dom. Pegue caixas mais ou menos do mesmo tamanho, papeis de presente, fita adesiva e tesoura.
Quando o juiz falar “já”, todos devem tentar embalar a caixa o mais rápido possível. Mas não adianta fazer de qualquer jeito, é preciso empacotar direitinho. Quem terminar primeiro, ganha.
12. Bingo de Natal
A ideia é que seja como um bingo comum, mas com temática natalina. Então, pode substituir a palavra “Bingo” por algo como “Natal” ou “Papai Noel” para quem completar a cartela primeiro.
Outra proposta divertida é decorar as cartelas com temas natalinos, como árvores de Natal, bonecos de neve e estrelas.
13. Desafio do M&M’s
Separe dois pratos e, em um deles, coloque certa quantidade de M&M’s e mantenha o outro vazio. Distribua canudos para os participantes da brincadeira, que deverão usá-los para puxar os confeitos usando a sucção.
O objetivo é passá-los de um recipiente para o outro. Aquele que mover mais doces, em um intervalo de tempo estipulado previamente, é o ganhador da rodada.
14. Acerte o alvo - 0,25
Separe alguns copos de plástico e os posicione em forma de pirâmide, como na foto acima. Estipule uma distância aceitável para os participantes tentarem acertá-los. Para entrar no clima, as bolinhas comuns podem ser substituídas por bolas ou guizos de natal.
Uma ideia divertida é colocar pontuações que aumentam conforme a distância. No final, faça as contas e descubra quem foi o vencedor.
15. Encontre os amigos do Papai Noel
Como uma caça ao tesouro, a ideia aqui é esconder alguns bonecos de neve, renas e anjinhos pela casa inteira. O grupo que participar deverá encontrar todos os amigos do Papai Noel. Ganha quem achar mais personagens.
16. O que tem no chapéu do Papai Noel?
Separe entre 3 e 6 gorros de Papai Noel e coloque alguns brindes dentro. Podem ser doces, barras de chocolate ou pequenas lembrancinhas aos participantes.
Todos devem escolher algum dos gorrinhos para sortear uma prenda. Para ficar mais divertido, coloque uma venda em todas as pessoas quando elas forem pegar as prendas para que elas adivinhem com o tato o que é o objeto sorteado.
17. Desenho maluco
Para esta brincadeira, vão precisar de canetinhas e pratos de papel ou de isopor para cada participante. Todos devem colocar o prato na própria cabeça e, em seguida, a pessoa escolhida como juíza, acionará o cronômetro.
Dentro do tempo estipulado, deverão desenhar algo relativo ao Natal, sem tirar o prato da cabeça. Vale qualquer coisa: bonecos de neve, Papai Noel, renas, anjinhos. O que a criatividade mandar.
No final, devem mostrar seus resultados. Cabe ao juiz decidir qual está mais engraçado, bonito ou, até mesmo, mais bizarro.
18. Mímica
Mímica como nomes de filmes é um clássico! Que tal aproveitar a data para uma edição especial de filmes natalinos? As regras são as mesmas.
Os convidados devem ser divididos em duas equipes e um participante de cada time deve fazer os outros descobrirem o nome. Para isso, pode fazer apenas gestos, dentro de um tempo estabelecido. Não é permitido falar, escrever ou mexer os lábios. A equipe que acertar mais títulos, ganha.
19. Batata Quente natalina
Os participantes devem comprar presentes que possam ser aproveitados por todos os convidados e embrulhá-los. A cada rodada, um deles será entregue para o vencedor. O grupo deverá ficar em um círculo, enquanto uma pessoa ficará de fora, vendada.
Escolha um objeto para ser a "batata quente" (pode ser até uma bola da árvore de Natal). Os jogadores devem passá-lo de mão em mão o mais rápido que conseguirem. Se quiserem, podem cantar uma música enquanto passam, para tornar a brincadeira mais divertida.
Quando o participante vendado gritar “queimou”, aquele que estiver com a "batata" na mão, sai da roda. Repita até só restar um na roda. Quem ficar por último, ganha o presente da rodada.
Veja mais brincadeiras:
- Mensagens de Natal para WhatsApp para compartilhar carinho
- Melhores Brincadeiras em Grupo
- Melhores brincadeiras para jovens
- Os jogos de baralho mais divertidos: aprenda como jogar
- Brincadeiras para gincana para garantir a diversão
- Melhores brincadeiras em família para se divertir
- Brincadeiras antigas para as crianças se divertirem
- Perguntas e respostas engraçadas para brincar com os amigos